quarta-feira, 31 de março de 2010

Visita de Estudo ao Convento de Mafra


No âmbito da disiplina de Português, no passado dia 25 de Março, fomos visitar o Convento de Mafra e assistir a uma peça de teatro sobre o Memorial do Covento, juntamente com outras turmas do 12.º ano.
Ao chegarmos, de manhã, Inicíamo uma visita guiada, primeiiro fora do convento e, depois, pelo interior do palácio. A guia foi-nos dando explicações sobre o monumento, exemplo da arquitectura barroca, sobre a situação geográfica de espaços referidos por José Saramago no seu livro, sobre o renado de D. João V, rei que mandou construir o convento, sobre a vida conjugal do rei e da rainha D. Maria Ana, caracterizando a sociedade daquele tempo. Vimos os seus aposentos, situados em torreões opostos, percorremos longos corredores com retratos favorecidos quer dos reis quer de outros membros da família real. È de notar o dinamismo e a capacidade de comunicação da nossa guia que, num trabalho excelente, ia intercalando referências históricas com passagens do Memorial do Convento, pondo em evidência a visão crítica e extremamente irónica do nosso Nobel da Literatura, José Saramago.
Por fim, visitámos a biblioteca, espaço grandioso, que contém cerca de 40 000 mil livros. È de registar um aspecto muito curioso. Ela é habitada por morcegos que se alimentam das traças, o que permite a conservação dos livros.
Da parte da tarde, às 15 horas, assistimos à dramatização do Memorial do Convento, de José Saramago, realizada numa pequena igreja, adaptada para esse fim.
Esta visita foi bastante gratificante, principalmente a peça de teatro, porque nos permitiu compreender melhor a história da construção do convento e, paralelamente, a da construção da passarola, idealizada por Padre Bartolomeu de Gusmão e construída com a ajuda de Baltasar sete sóis e de Blimunda sete luas, personagens ficcionadas de uma grande beleza.
Obrigada, às professoras Margarida Henriques e Ana Emília que nos acompanharam e nos proporcionaram momentos inesquecíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário