quarta-feira, 14 de julho de 2010

Entrevista sobre Secretariado à Secretária Anita Pires da Unidade de Gestão da Loja do Cidadão de Aveiro

1) O que pensa da evolução da profissão?

R: A profissão de secretariado tem evoluído devido a vários factores, nomeadamente, devido ao empenho do secretariado, para obter o reconhecimento no mercado de trabalho. O Secretariado actualmente é um elemento chave de uma organização desde que domine as competências técnicas da sua profissão, seja perspicaz, e conheça bem a organização que representa.

2) O que é, para si uma secretária eficiente?

R: Uma secretária eficiente, é aquela que desempenhar a sua actividade com competência e profissionalismo, tem que ter um perfil adequado para assessorar a gestão da organização que representa, podendo fazer projectos, diagnósticos de análise, fornecendo assim um suporte para produzir mudanças nas organizações.

3) Quais são as funções que, normalmente, executa no dia a dia?

R: As secretárias têm uma serie de rotinas diárias, como arquivo, tratamento de correspondência, atendimento telefónico… mas para além disso têm que planear, organizar e implementar tarefas que permitam o desenvolvimento da organização que representam. A par destas funções deve ter capacidade de promover ideias, deve ter capacidade critica e criativa, para utilizar os seus conhecimentos na promoção e transformação da organização que representa.

4) Que cuidados deve ter uma secretária com a sua imagem pessoal?

R:
A imagem deve comunicar eficiência, eu tento usar roupa clássica e discreta assim como a maquilhagem, o bom senso e uma qualidade na apresentação pessoal. Uma pessoa elegante é bem vista e bem lembrada.

5) Acha que a atitude da secretária, no contacto com o público, influencia a opinião deste sobre a empresa? De que maneira?

R: Claro que sim, o perfil de uma secretária aponta para uma profissional com competência, para promover e participar, no desenvolvimento de uma organização o que permite competitividade, aqui na Loja do Cidadão de Aveiro, temos por exemplo vários utentes que são de Coimbra, mas que preferem deslocar-se a Aveiro, pela diferença da qualidade no atendimento, entre uma Loja e outra.

6) Como se organiza para orientar o trabalho antes da chegada do chefe?

R: No meu caso eu chego à mesma hora que o chefe, no entanto tenho o cuidado de ter uma lista actualizada das tarefas diárias para não me esquecer de nada.

7) Sente stress no exercício da sua profissão? Como faz para o combater?

R: Por vezes sim. Porque há diversas situações no meu dia-a-dia que são complicadas de resolver. Mas tento sempre ter calma e analisar cada situação com o maior cuidado para não deixar que o stress me afecte.

8) Quais as regras de etiqueta que acha que devem ser respeitadas no local de trabalho?


R: Todas as regras de etiqueta devem ser respeitadas no local de trabalho. Ao telefone deve-se ter bons modos, ser clara e educada, o uso da internet deve ser apenas para uso profissional, a pontualidade é uma regra básica indispensável.

9) Na sua opinião quais os conhecimentos/competências que uma secretária actual deve ter?

R: Falar e escrever correctamente português e mais umas línguas, conhecimento informático, competências de atendimento ao público, bom atendimento telefónico, boa aparência e saber o seu lugar na empresa.

10) Para si, quais são as qualidades essenciais para uma secretária de sucesso?

R: Boa formação, capacidade de adaptação, versatilidade, boa educação, conhecimento de cultura geral, espírito de grupo, assiduidade, pontualidade, iniciativa, organização e motivação.

11) Costuma estar presente em reuniões em que participa o seu chefe? Qual o seu papel nessas reuniões?

R: Não.

12) Que conselhos me poderia dar, para ser uma secretária eficiente?

R: Tentar realizar tudo com empenho. Ter educação, iniciativa e motivação. E nunca deixar de procurar saber sempre mais. Basta tu quereres e acreditares que consegues tudo na vida... o lema é: " EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO..."

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