terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Visita de Estudo à Assembleia da República



No âmbito da disciplina de Área de Integração, realizámos na quinta-feira, dia 14 de Janeiro, uma visita de estudo à Assembleia da República em Lisboa, juntamente com as turmas 11.º H e 11.º J. Partimos às 7h da manhã de Aveiro e chegámos ao nosso destino por volta das onze horas.
Mal chegámos, começámos por fazer uma visita guiada à Assembleia da República. Devido às medidas de segurança exigidas, à entrada, passámos um a um por um detector de metais e as nossas mochilas foram revistadas. Fomos recebidos por uma funcionária, responsável pela visita, que nos transmitiu os cuidados que deveríamos ter durante a mesma. No átrio principal, explicou-nos um pouco da história da Assembleia. Aí, pudemos observar os bustos de diferentes personalidades políticas, desde 1910.
De seguida, subimos a escadaria nobre, revestida por uma passadeira vermelha e apreciámos o rico candeeiro, que pesava mais de uma tonelada.Na sala dos Passos Perdidos, que fica na antecâmara da Sala de Sessões, pudemos observar várias pinturas que ilustram grandes acontecimentos, relacionados com a História da nossa República. Ficámos ainda a saber que este é o local onde os jornalistas ficam horas a fio à espera de obterem alguma informação dos deputados e ministros, depois das sessões no Parlamento. Daí o nome de sala dos Passos Perdidos.
Mais tarde fomos visitar a sala do Senado, inaugurada em 1867, que já não é muito utilizada, a não ser para concertos e representações teatrais e também para reuniões de grupos parlamentares.
Por fim, visitámos a sala das sessões do Parlamento, onde pudemos ver como se agrupam os seis grupos parlamentares.
Durante a tarde, das 15h às 16h45m, depois do almoço com os professores que nos acompanharam, assistimos a uma sessão sobre o tema da Oncologia, onde esteve presente a Ministra da Saúde, Ana Jorge, e outros deputados conhecidos como Manuela Ferreira Leite e Francisco Lousã.Gostei muito da visita. Foi interessante ver como é a Assembleia da República, estar lá pessoalmente, o que acaba por nos dar uma perspectiva diferente daquela que temos na televisão.
O único aspecto que merece a minha crítica, prende-se com a atitude de alguns deputados que não estavam a prestar nenhuma atenção ao assunto em debate. Acho que são um mau exemplo e mostram uma grande falta de respeito para com os seus pares e para connosco, cidadãos portugueses que lhes demos o nosso voto.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu achei a visita bastante interessante e fiquei muito surpreendida com muitas das coisas que nos foram explicadas. Concordo com o que dizes quanto ao facto de os deputados não estarem atentos, mas já me disseram que isso é bastante normal e que, enquanto eles parecem estar distraídos, estão a planear o que vão dizer a seguir. Mas na realidade não é o que parece. Acho importante este tipo de visitas no nosso curso porque nos ajuda a lidar com situações mais formais.

    Jessica Ribeiro 12º L

    ResponderEliminar